Projeto Pinípedes do Sul realizará VI Semana da Pesca Responsável
Na programação, estão previstos o desenvolvimento de atividades pautadas no diálogo e no atendimento dos públicos-alvo com serviços de saúde gratuitos como: teste de visão, aferição de pressão arterial e glicose, além destes, cortes de cabelo. A equipe técnica do Projeto, estará à disposição para apresentar boas práticas e as novidades do setor pesqueiro articuladas com as legislações vigentes visando a conservação das zonas costeiras e marinhas do Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC) e a valorização dos pescadores.
No evento, serão expostos materiais informativos sobre as espécies de pinípedes, tartarugas marinhas e das aves oceânicas (albatrozes e petréis) que ocorrem no sul do Brasil e ainda, serão distribuídos brindes do Projeto. Além disso, serão realizadas três rodas de conversa sobre as temáticas: pesca de emalhe, pesca de espinhel pelágico e pesca de arrasto de parelha. A ideia é que as palestras sejam ministradas por coordenadores de projetos ambientais do Nema e de projetos parceiros também patrocinados pelo Petrobras Sociambiental.
Agregado a programação do evento, será realizada a exposição das fotografias recebidas para o concurso fotográfico “Nossa vida, nossos mares” e serão divulgados e premiados os 3 autores das fotos mais votadas. As fotos são de autoria de pescadores que visitaram o espaço da Sala do Pescador e efetivaram sua inscrição até meados de Julho.
A Semana da Pesca Responsável contará com os seguintes parceiros: Museu Náutico, Laboratórios Ecomega, Dermersais e cafalópodes, e Tecnologia Pesqueira (FURG), Projeto Lixo Marinho (FURG), Projetos Albatroz e Tamar que contribuirão na divulgação de temáticas relevantes.
Interação dos animais marinhos com a pesca
Durante o período de execução do Projeto Pinípedes do Sul, iniciado em setembro de 2017, foram realizados um total de 8 embarques, nos quais foram registrados a interação de pinípedes e tartarugas marinhas com a pesca de arrasto. Nas oportunidades, os observadores de embarque que acompanharam as atividades instruíram os pescadores a proceder de forma responsável, principalmente, em situações que ocorreram a pesca acidental dos mamíferos e tartarugas marinhas, orientando quais os procedimentos devem ser realizados para devolver os animais ao mar.
A Sala do Pescador
O Projeto agrega em suas atividades, além dos embarques, o espaço da Sala do Pescador que tem o propósito de ser um ambiente de diálogo e troca de experiências com pescadores, que é localizado no Armazém A5 do Porto Histórico do Rio Grande. O local, atende o público alvo segundas, quartas e sextas e também tem o propósito de disseminar informações relevantes sobre as temáticas de conservação de pinípedes e tartarugas e as legislações vigentes no âmbito da pesca. O ambiente é fruto de uma parceria entre o Projeto e a Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG).
Relembre:
Em 2018, foi realizada a V Semana de Pesca Responsável, na qual foram atendidos cerca de 250 pescadores e portuários que tiveram a chance de conhecer novas práticas de pesca responsável e conhecer iniciativas em prol da valorização de sua profissão. O espaço criado no Porto Histórico contou com uma exposição fotográfica e de banners que versavam sobre o Porto, sobre espécies de pinípedes e itens de pesca. Na oportunidade, ainda ocorreu um painel com a temática “O que é pesca responsável para você?”.
Sobre o Projeto:
O Pinípedes do Sul, que tem o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, objetiva reduzir as ameaças à conservação das espécies de Pinípedes (o grupo de mamíferos marinhos que inclui as focas, leões e lobos-marinhos) e de tartarugas marinhas no sul do Brasil. Além disso, o projeto visa aumentar o nível de proteção de duas Unidades de Conservação onde há grande concentração desses animais – Refúgio de Vida Silvestre do Molhe Leste (São José do Norte, RS) e Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos (Torres, RS) – e desenvolver atividades de educação ambiental voltadas para comunidades pesqueiras.